domingo, 27 de março de 2011

O impostor profissional -- Josélia Aguiar


Não é só João Gilberto que tem um (suposto?) impostor no Facebook capaz de convencer até os amigos reais.

Escritores de diversos países têm sido representados no Facebook pelo mesmo embusteiro: Tommaso Debenedetti, 42 anos, professor de italiano e história do ensino médio.

Sua vítima mais recente é Vargas Llosa. Depois que intelectuais kirchneristas pediram que Llosa fosse "desconvidado" da Feira do Livro de Buenos Aires, o escritor peruano teve de desmentir que tivesse respondido aos argentinos por meio de seu perfil no Facebook. “Jamais tive página no Facebook e jamais terei”, explicou Llosa. Antes, vários veículos acreditaram no impostor.

Debenedetti não encarna apenas Llosa no mundo virtual. Entre os autores "homenageados" - "prejudicados" talvez seja a melhor palavra, já que ele tenta se fazer passar pelo autor, e não apenas atua como fã - , encontram-se Umberto Eco, Philip Roth, Andrea Camilleri.

A história de imposturas de Debenedetti é antiga: durante uma década, ele publicou na imprensa italiana entrevistas falsas com grandes autores internacionais. Foi descoberto por Roth, a quem entrevistou “falsamente” cinco vezes.

Li a história no "El País" de hoje.


(Painel das Letras - Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário